Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 Aprenda japonês gratis
 Aprendendo uchinaaguchi
 Aprenda japonês de graça
 Receitas de Okinawa
 Cultura okinawana




História de Okinawa
 


Manifestantes pedem o fechamento da base aérea de Futenma em Okinawa

 

Por Akio Uehara

Fonte:Nhk World Press All Rights reserved

 

Manifestantes realizaram domingo uma passeata em Okinawa para pedir o fechamento das bases americanas na província do extremo sul do Japão. Okinawa assinala terça-feira a passagem de 40 anos desde o fim da ocupação da província pelos Estados Unidos.

Três dias de protestos tiveram início sexta-feira na principal ilha local. Foi uma continuação das manifestações iniciadas uma semana atrás em Yonaguni, a ilha que demarca o extremo oeste do território japonês, também em Okinawa.

Cerca de 2.700 pessoas fizeram uma concentração em frente à sede do governo municipal de Ginowan, na ilha principal. Localiza-se na cidade a base aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

Os manifestantes cercaram a base e exigiram a completa transferência de suas instalações para outra província ou outro país.

No meio da passeata que se seguiu, eles pararam em frente à Universidade Internacional de Okinawa e ergueram o punho para pedir a imediata remoção da base do município. Em 2004, um grande helicóptero das Forças Armadas americanas chocou-se contra um dos prédios da universidade.

Os manifestantes reuniram-se então no parque do município para exigir a remoção de todas as bases de Okinawa, onde está localizada a maioria das instalações militares dos Estados Unidos no Japão. Eles também se manifestaram contra o recente reforço do contingente das Forças de Autodefesa do Japão na região.

 



Escrito por yusuke às 16h18
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]